Redes Sociais

Background Facebook Background Instagram

A Liga Álvaro Bahia

Liga Álvaro Bahia: Do sonho de um pediatra baiano à consolidação de uma das mais importantes instituições filantrópicas do estado.

O ano era 1923. O pediatra Álvaro Pontes Bahia tinha um desejo de modificar a triste realidade da saúde das crianças da Bahia, frente a um quadro de mortalidade preocupante. Talvez ele não imagine que sua ideia pioneira resultaria em uma das entidades mais importantes do estado, à frente não só do Hospital Martagão Gesteira, como também do Hospital Sokids, da Transformar, do Hospital Estadual da Criança (HEC), do Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA). Estes dois últimos sob contrato de gestão.

Tudo teve início ainda no começo da década de 20, quando Álvaro Bahia idealizou, ao lado do seu amigo, o também pediatra Joaquim Martagão Gesteira, e outros cinco membros, a Liga Bahiana Contra a Mortalidade Infantil , que mais tarde seria renomeada em sua homenagem . Naquele período, eram altos os índices de mortalidade infantil na Bahia, principalmente com relação às crianças acolhidas pela Santa Casa de Misericórdia, particularmente através da “Roda dos Expostos”, onde os pequenos eram destinados a ficar aos cuidados de instituições de caridade. A cada 100 crianças nascidas, 40 mortes antes de completar seu primeiro ano de vida. Mudar essa realidade era o objetivo principal da Liga Álvaro Bahia, criada em 17 de junho de 1923.

Durante alguns anos, a Liga Álvaro Bahia funcionou numa das sedes da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (Pupileira). Em 1937, foi criada a Escola de Puericultura Raymundo Pereira de Magalhães , onde foi instalado o primeiro Banco de Leite Materno do País . Nenhum imóvel onde ele trabalhou, está localizado hoje no CRE-TEA.

A maior realização da Liga foi a criação de Martagão Gesteira, em 1946. Inaugurado em 1965 – o Hospital levou quase 20 anos para ser construído –, ele era o grande ideal e sonho de vida de Álvaro Bahia: um hospital de referência, que atende pacientes 100% originários do SUS. O principal objetivo era suprir a carência de leitos pediátricos na Bahia, com atenção especial aos prematuros. Na ocasião, foi o primeiro e único hospital pediátrico do Norte/Nordeste do Brasil , unidade necessária para a saúde das crianças no estado, particularmente as mais carentes, contribuindo, em grande parte, para a assistência, apoio e tratamento de milhares de anônimos pequenos desfavorecidos e suas famílias.

No entanto, Álvaro Bahia não teve a satisfação de ver a sua obra em funcionamento completo. Ele aguardava as definições financeiras que garantiriam a manutenção plena, mas faleceu em 8 de outubro de 1964 , aos 72 anos. O Hospital foi inaugurado em março do ano seguinte.

Ao longo das suas histórias, a Liga Álvaro Bahia e o Martagão sempre foram focados na assistência materno-infantil, contribuindo, desta forma, para a promoção da saúde da criança e, por extensão, da família, particularmente a mais carente e mais desassistida. O Hospital honra e justifica o lema que se encontra transcrito em placa afixada no seu saguão, em sua apresentação: “Esta casa é fruto de um ideal, acalentado com fé e realizado com amor por Álvaro Bahia”.

 

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Atualmente, a Liga Álvaro Bahia concentra sua atuação em cinco importantes unidades de saúde, localizadas em três cidades do estado. São três unidades sanitárias: O Hospital Martagão Gesteira, em Salvador; o Hospital Sokids, em Lauro de Freitas e o Instituto de Ensino da Saúde e Gestão (IESG). Por meio de contratos de gestão com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, gerencia o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, e o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA), também na capital baiana.

A Instituição, ano a ano, vem mantendo o foco no aprimoramento de suas práticas de governança corporativa, sempre pautada em seus valores e nos conceitos de excelência do mercado global.

Conscientes de que podemos ir além, e de que o futuro está em nossas mãos, divulgamos as nossas metas e compromissos, com base nos pilares do ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), que atendem às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.

 

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA

O LABCMI acredita que a governança corporativa depende 100% das pessoas, seus propósitos, da confiança. É ela que define uma estratégia, monitora os resultados, identifica os riscos, forma um sistema de tomada de decisão. As regras específicas relativas à Governança Corporativa, bem como à parte Executiva da Administração da Instituição, em todos os níveis de gestão, estão sedimentadas no Regimento Interno do seu Conselho de Administração, em conformidade com o seu Estatuto.

 

 

CONFORMIDADE

O Compliance é uma forma de gestão que apoia e protege a Instituição e seus colaboradores contra atitudes antiéticas, desvios de conduta e/ou infrações às normas regulamentares (leis, normas, códigos e procedimentos internos).

O Código de Ética e Conduta indica os princípios que devem ser divulgados e adotados por todos os  agentes envolvidos*  na atuação da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, devendo ser tratado como um documento essencial para o exercício de suas atividades e norteador das ações e relações com o público em geral, não que digam respeito a aspectos éticos e morais, seguindo uma boa governança e compliance.

Em mensagem, o Diretor Presidente da época, Dr. Carlos Emanuel Melo, destaca que; “Este Código de Ética e Conduta do LABCMI consolida o compromisso de todos Nós com o cumprimento das leis aplicáveis ​​​​​​​​​​​​às nossas atividades e valores éticos, íntegros e Compliance, contidos nos princípios e regras do mesmo .

Os valores e práticas do Código de Ética e Conduta refletem elevados padrões éticos e morais, que buscam garantir a segurança, preservando a imagem de nossa instituição e colaboradores.

agentes envolvidos* : colaboradores de qualquer nível hierárquico, voluntários, estagiários, estagiários, diretores estatutários, membros de conselho e comitês, residentes, corpo docente e discente, pacientes, acompanhantes, visitantes, fornecedor, prestador de serviços, consultor, agente, intermediário, representante, qualquer parceiro de negócios.

Clique aqui e acesse o Código de Ética

Clique aqui e seja direcionado para o Canal de Denúncias

Clique aqui e acesse o organograma da Liga

PROPÓSITO

Cuidar da saúde da criança e da mãe.

VISÃO

Ser líder no Brasil no cuidado da criança até 2030.

AMBIÇÃO ESG

Fazer o bem, bem melhor.

VALORES

- Honestidade
- Comprometimento
- Respeito
- Sustentabilidade
- Qualidade

DIRETORIA EXECUTIVA

Bráulio Xavier da Silva Pereira Neto (Diretor-presidente)

CONSELHO FISCAL

- Bruno da Costa Rocha
- Edilucio Fernandes
- Flavio Henrique Santos Leal
- Henrique Gonçalves Trindade
- Marco Césare Braga Pereira

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

- Albérico Machado Mascarenhas
- Bráulio Xavier da Silva Pereira Neto
- Carlos Roberto Melo Filho
- Durval F. de Carvalho Olivieri
- Eduardo Duder Peixoto
- Frederico Pedreira Luz
- José Eduardo Athayde de Almeida
- José Maurício Guimarães Martins (Presidente)
- Leonardo Fichman
- Pedro Borges da Silva Teles
- Roberto Luiz Pimentel Lerner
- Rosina Bahia Alice Carvalho dos Santos (Presidente de Honra)

POLÍTICAS

- Política de Compras
- Política de Recrutamento e Seleção